Lucratividade: O combustível da máquina
Como aumentar a lucratividade de uma empresa diante da concorrência feroz do setor e dos altos impostos que o governo nos impõe? Não existe uma fórmula mágica para isso, principalmente quando os tributos levam uma fatia de cerca de 30% do total, tornando ainda mais difícil resolver esta equação.
Para se obter bons resultados fi nanceiros é preciso em primeiro lugar investir o lucro na modernização constante do próprio negócio - tanto em máquinas e ferramentas mais efi cientes quanto em treinamento e capacitação de pessoal.
Em seguida é preciso analisar os gastos e tentar diminuir o desperdício - seja pelo manuseio incorreto ou pela falta de aproveitamento total do material em questão - conscientizando os colaboradores e mostrando que a economia gerada em uma obra pode reduzir signifi cativamente a quantidade de matéria-prima desperdiçada, diminuindo a poluição do meio ambiente através do descarte correto.
Energia elétrica, faltas, atrasos e desmotivação profi ssional também são considerados formas de desperdício que afetam diretamente nos resultados. Para combater esses fatores que podem influenciar a produtividade de forma negativa nada melhor que trabalhar e manter o espírito de equipe, extraindo o melhor de cada profissional, desenvolvendo as habilidades e incentivando o bom relacionamento.
É como uma troca, cada um contribui com o que tem de melhor. “Há uma estreita ligação entre qualidade de produtos e serviços, satisfação de clientes e lucratividade da empresa.
Níveis mais elevados de qualidade resultam em níveis mais elevados de satisfação de clientes” (KOTLER, Philip – Administração de Marketing).