Lopes Kalil - O desafio da superação

O desafio da superação

“O bambu curva-se no vendaval para não quebrar. Talvez essa seja uma das características mais conhecidas do bambu. Os antigos chineses aprenderam a importância da flexibilidade ao observar como essa planta se comporta numa ventania. Perceberam que uma árvore rígida quebra-se com um vento muito forte. O bambu não. Ele se curva e depois que o vendaval passa, volta intacto à posição original. A flexibilidade é a capacidade de se adaptar às circunstâncias da vida, significa não ter posturas rígidas em termos físicos ou psíquicos. Flexibilidade é sinal de vida."

Roberto Otsu, em A Sabedoria da Natureza

Para enfrentar qualquer obstáculo que se apresente na vida é preciso flexibilidade, só com ela é possível conquistar a superação. Uma palavra muito usada pelos atletas, que tem como significado a capacidade de ultrapassar limites, sair de uma condição desfavorável para uma condição de vencedor. Mas onde buscar forças para dar o primeiro passo?

Um evento recente pode ser um bom exemplo do que o homem é capaz quando está determinado a executar um grande feito. A inauguração do túnel ferroviário de Saint-Gothard, na Suíça, em junho de 2.016, coleciona números surpreendentes: 17 anos de construção, 57.1 quilômetros de extensão, 2.3 quilômetros de profundidade em seu ponto mais profundo sob os Alpes, 28.2 mil toneladas de pedras escavadas, entre outros.

Mas a obra não se resume em números, o túnel terá uma importância fundamental para o escoamento de produtos do sul europeu para o norte e para desafogar o intenso trânsito na região.

É a consagração de um projeto de longa duração, extremamente complexo, que se concretizou através da força, coragem e da superação de 2,6 mil trabalhadores.

Continue lendo

Lopes Kalil - 2019 - O ano da INTERAÇÃO

2019 - O ANO DA INTERAÇÃO

Dezembro de 2018

Lopes Kalil - 2018 - O ANO DA INOVAÇÃ0!

2018 - O ANO DA INOVAÇÃ0!

Março de 2018

Lopes Kalil - 2017 - O ANO DA CRIATIVIDADE!

2017 - O ANO DA CRIATIVIDADE!

Maio de 2017

Lopes Kalil - Palavra do ano que se encerra: SUPERAÇÃO A ARTE DE SE REINVENTAR

Palavra do ano que se encerra: SUPERAÇÃO A ARTE DE SE REINVENTAR

Dezembro de 2016

Lopes Kalil - Superação de desafios: histórias que inspiram

Superação de desafios: histórias que inspiram

Setembro de 2016

Lopes Kalil - Momentos difíceis exigem superação

Momentos difíceis exigem superação

Março de 2016

VEJA TODAS